Universidade Federal de Viçosa – UFV

PrtScr capture

A famosa UFV, Universidade Federal de Viçosa – Minas Gerais, uma das universidades mais renomadas do país, receberá o nosso ENUR 2014! A quase centenária instituição de ensino superior, mãe do Ministério Universidades Renovadas, acolherá os luquinhas de todo o Brasil e de vários outros países, filhos esses, tão importantes quanto os que deram início ao “Sonho de Amor para o mundo” há 20 anos.

Que tal conhecer um pouquinho dessa universidade que é a nossa casa?

A história da UFV começa lá na década de 1920, mais precisamente em 1926, quando ainda era a Escola Superior de Agricultura e Veterinária. Foi se expandindo e em 1948 se tornou Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, a UREMG. E não demorou muito para ser reconhecida em todo o território nacional e, assim, receber a federalização, recebendo o título de Universidade Federal de Viçosa em 1969.

UFV - Histrico.docx - Microsoft Word

A partir da década de 1970 houve grande expansão das outras áreas do conhecimento, não só as Ciências Agrárias, mas a instituição foi se diversificando quanto aos cursos de graduação e pós-graduação. Hoje a Federal de Viçosa possui três campi universitários, o principal em Viçosa e outros dois nas cidades de Florestal (próximo a Belo Horizonte) e Rio Paranaíba (no noroeste mineiro). Ao total, são aproximadamente 20 mil estudantes distribuídos em mais de 100 cursos de graduação, mestrado e doutorado.

UFV - Histrico.docx - Microsoft Word_2

A UFV é hoje uma verdadeira cidade universitária. O campus de Viçosa, situado no centro do município de 72 mil habitantes, ocupa uma extensa planície e possui, além dos pavilhões de aulas e administrativos, diversos laboratórios, alojamentos estudantis, bancos, supermercado, hotel, escola pública, creche, Colégio de Ensino Médio da UFV – COLUNI, ambulatório médico, restaurantes, fábrica de lácteos, lanchonetes, fazendas, áreas de esporte e lazer e muita beleza natural. O “bosque encantado”, como carinhosamente é chamado pelos alunos é considerado um dos campi universitários mais bonitos do país.