RCC

logos

A Renovação Carismática Católica é uma graça com várias manifestações na Igreja Católica, de caráter mundial, mas não uniforme, nem unificado, não possuindo um fundador particular, nem um grupo de fundadores. É uma corrente de graça que permite às pessoas e grupos expressarem-se, a partir dela, em diferentes modos e formas de organização. Uma dessas expressões – adiante descrita – é o movimento eclesial da Renovação Carismática, que atua em comunhão com a sé apostólica, aberto a acolher e a representar todas as expressões carismáticas. É composta de indivíduos, grupos e atividades, com estilos frequentemente diferentes uns dos outros, com diferentes graus de participação e modos de desenvolvimento. Contudo, participam da mesma experiência fundamental de pentecostes e buscam os mesmos objetivos gerais, professam a mesma doutrina em comunhão com o magistério da Igreja e possuem um patrimônio de espiritualidade que lhes é próprio.

Este modelo de relações sumamente flexíveis se encontra em nível diocesano e nacional, e, no caso do Brasil, também em nível estadual, bem como em âmbito internacional. Tais relações se caracterizam muito frequentemente por sua liberdade de associação, diálogo e colaboração, mais que por uma estrutura organizada.

A Renovação Carismática Católica esforça-se para descobrir, no Senhor, a dimensão do serviço. Nela, mais do que como um governo, a liderança se caracteriza como um oferecimento de serviço para aqueles que o desejam (Cf. estatuto do ICCRS – preâmbulo I e II). A fim de melhor caracterizar o serviço da liderança, organizou-se no Brasil um Conselho Nacional para conservar o vínculo da unidade, representar as diversas expressões carismáticas, organizar o serviço de evangelização, que se expande com grande pluralismo de expressões e com iniciativas inumeráveis de vida e de ação apostólica, assim como para facilitar o exercício do discernimento da caminhada.

O Conselho Nacional é órgão permanente da Renovação Carismática Católica no Brasil (RCC-BR) que se organiza em âmbito nacional para exercer junto ao movimento o carisma da coordenação, no qual se distinguem os seguintes serviços: evangelização, formação, administração, pastoreio e liderança. Uma de suas características é abrir-se a todas as expressões carismáticas. É deliberativo e constitui-se pelos seguintes membros: Presidente do Conselho Nacional; Presidentes dos Conselhos Estaduais e Presidente do Conselho do Distrito Federal; Último ex-presidente do Conselho Nacional.

O Conselho conta ainda, segundo seu Regimento, com assessoria e consultoria dos seguintes órgãos: Comissão Permanente de Administração; Conselho Fiscal; Associação civil sem fins lucrativos; Comissões do Conselho Nacional; Escritório Administrativo da Renovação Carismática Católica; Núcleos dos Ministérios Nacionais (dentre eles o Ministério Universidades Renovadas).

Ministérios, no âmbito da Renovação Carismática Católica, são atividades evangelizadoras que configuram um conjunto amplo de funções que se fundam no amor e em algum outro carisma, para serem realizadas em unidade, respeitando a variedade, na forma de um serviço bem determinado, para atender a exigências permanentes da comunidade e da missão, de modo estável e responsável, mediante o reconhecimento e o acolhimento da comunidade eclesial.

Perante o Conselho Nacional, os ministérios serão compostos por representantes dos serviços de evangelização desenvolvidos pela Renovação Carismática Católica. Os objetivos e metas dos ministérios, relativos a formação, integram, de forma particularizada, os objetivos e metas da Comissão a que pertencem na RCC. Cada ministério deve encaminhar seus membros à formação dos demais ministérios, a começar pelo Módulo Básico da Renovação. Os ministérios poderão ser criados ou extintos, desde que aprovados pelo Conselho Nacional.