MUR

O que é o MUR

O Ministério Universidades Renovadas (MUR) é a parte da Renovação Carismática Católica (RCC) responsável pela evangelização no âmbito universitário, portanto, está contido na estrutura da RCC do Brasil. Site Nacioal do MUR: www.universidadesrenovadas.com

Existem coordenadores dos GOUs (Grupos de Oração Universitários), coordenadores diocesanos, coordenadores estaduais e a coordenação nacional, todos eles escolhidos e nomeados pelo coordenador da RCC em cada instância.

O MUR é formado por acadêmicos, professores e servidores de inúmeras Instituições de Ensino Superior, além de outros que se sentem chamados a, junto com esta família, responder, de maneira renovada, aos crescentes desafios propostos pela Igreja, como a evangelização na universidade e a evangelização da cultura e das culturas do homem.

modus-operandi-mur-v1d

O sonho

Botton Mundial Jovens RCC v02 curva

Em 1992,  Fernando Galvani conhecido como  “Mococa”, ainda um estudante de veterinária na UFV, refletia a passagem bíblica de Atos 5,28. O texto relata a cidade de Jerusalém envolvida pela doutrina cristã, mesmo diante das inúmeras dificuldades e perseguições a que os primeiros cristãos foram submetidos pelas autoridades da época. “Nós havíamos proibido expressamente de ensinarem em nome de Jesus, mas não obstante tendes enchido Jerusalém com sua doutrina”, dizia a passagem. Neste momento, Fernando olhou para o grande quadro de Jerusalém que tinha em seu quarto e visualizou ali sua universidade, a UFV, renovada, transformada por meio da ação do Espírito Santo, totalmente permeada pela  doutrina cristã, por mais absurdo que aquilo pudesse parecer.

Em 1994, Fernando partilhou este sonho num seminário chamado “A RCC e a Universidade” durante o Seara, famoso encontro de carnaval realizado anualmente pela RCC de Viçosa – Minas Gerais, nas dependências da UFV. Estavam presentes cerca de 50 universitários provenientes principalmente dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, que dali saíram motivados a criar Grupos de Oração Universitários em suas universidades, num ímpeto de transformar suas realidades acadêmicas por meio da experiência de Deus pela ação do Espírito Santo.

Na época já existiam alguns movimentos católicos universitários (Cf. JUC, Pastoral Universitária), e a própria RCC de Viçosa nascera no ambiente universitário, num grupo de oração fundado em 1981 na UFV. Porém, ainda inquietava os participantes do seminário de 1994 o fato de a própria Renovação Carismática Católica ter surgido, em 1967, dentro de uma universidade, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Para eles, aquilo significava um sinal de Deus de que Seu plano para o Movimento Carismático era ainda maior do que o de evocar o batismo do Espírito Santo pelo mundo através de grupos e experiências de oração: era preciso também unir a Fé à Razão.

Se o crer vem antes do ver… passamos a sonhar um Sonho de AMOR para o mundo pela união da Fé e Razão, da vida e profissão; do serviço ao irmão. Não daria para se viver e se acomodar com a realidade mundial. Revestidos com a força do Espírito Santo podemos mudar, construir e concretizar definitivamente a Civilização do Amor, como sinal concreto do Reino de Deus no Brasil e no mundo. “Se crerdes farás obras maiores que as minhas”…(Jo 14,12),  e para isso entendemos que os centros acadêmicos seriam o local mais adequado para mobilizarmos gerações de futuros líderes e profissionais, batizados no espírito, repletos de sabedoria e disposição de servir a Deus e aos irmãos por seus conhecimentos técnicos e científicos.

Desse desejo surgiram as possíveis realidades: 1.  Imagine sua faculdade repleta da doutrina de Jesus, assim como em Jerusalém.2.  Pense em seus colegas participando do GOU com você.3.  Veja seus professores e funcionários transformados pelo evangelho anunciado com poder e desassombro!4. Imagine seus chefes e colegas de trabalho comprometidos com os valores de Jesus a cada novo dia de trabalho. Esta reflexão originou esse sonho do Ministério Universidades Renovadas: ver nossas universidades, como centro do desenvolvimento de um país, renovadas pelo Espírito Santo e, consequentemente, ter uma sociedade renovada, mais fraterna e mais humana.