Você é universitário?
O ENUR é para você!

Você é professor Universitário?
O ENUR é para você!

Você já é formado?
O ENUR é para você!

Workshop ENUR

WS 1: O sonho das Universidades Renovadas: inspiração e missão

Sinopse:O Sonho de encher as universidades da doutrina de Jesus. Qual a dimensão deste chamado? Como nasceu e se desenvolveu o maior projeto de evangelização nas universidades e que agora completa 20 anos? Quais os pilares que o sustentam? Como os que se dedicaram a este serviço tiveram suas vidas transformadas durante a caminhada? As dificuldades do início e as desafios que se apresentam na atualidade. Como sonhar os sonhos de DEUS?

Este workshop traz a visão dos que dedicaram suas vidas para a implantação e disseminação do ministério e dos que hoje encaram os novos desafios.

Púbico alvo: todos os Luquinhas que não conhecemos ricos detalhes dessa história, mesmo que já participem de GOU ou GPP.

WS 2: GOUs – Grupo de Oração Universitário: Pentecostes e Vida nas Universidades

Sinopse: O que é um GOU? E qual a sua real estrutura? Como expressar a identidade da RCC em um tempo reduzido? O papel do núcleo, da acolhida, da intercessão e da música dentro de um GOU. Que temas devem e que temas não devem ser tratados nos GOUs? O que fazer quando a direção da faculdade fecha as portas, proíbe divulgação e cria outros problemas para que o GOU siga a sua vocação? Este workshop visa responder estes questionamentos e trazer uma nova visão acerca das possibilidades e estratégias para alcançar a simpatia e o coração dos estudantes, professores, direção e funcionários.

Público alvo: Luquinhas que já fizeram o workshop sobre o SONHO e que atualmente participam de GOUs.

WS 3: Universidades Renovadas além do GOU: ações criativas e evangelizadoras no mundo acadêmico.

Sinopse:“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!”(Mc 16, 15). Como obedecer esta ordem do Senhor, reiterada pelo Papa Francisco? Quais os caminhos para se alcançar o mundo  universitário inteiro, e todos os povos que ali estão? Conscientes desta missão, que tipo de ações podem ser desenvolvidas pelo MUR que não se restrinjam apenas ao GOU, mas que alcancem toda a Universidade? E como essas ações podem ser instrumento de diálogo, anúncio, testemunho e serviço em todo o âmbito universitário? Experiências como Ruah, semanas missionárias, acampamentos, trote solidário, calourada cristã, mesas temáticas, evangelização nas redes sociais, são algumas das atividades desenvolvidas que visam o cumprimento desta ordem e que serão abordadas neste workshop.

Público alvo: Todos os servos de GOU.

WS 4: Chamados à Coordenação: Presença, Pastoreio e Estratégia.

Sinopse:O que torna uma liderança forte? Os pressupostos da liderança como serviço. A vida do líder e de sua equipe como caminho de aprendizado e comunhão. Estratégias de comunicação e mobilização. Como despertar vontades em torno de uma Vontade Comum? Por que algumas comunidades crescem e outras não e até onde a “culpa” é do líder ou não? Equilíbrio, administração do tempo e “arte de delegar”. A humildade como pressuposto do crescimento. Os métodos de liderança e gestão de Jesus Cristo. A nobre missão de ser pastor e a responsabilidade do rebanho.

 Público alvo: Coordenadores Estaduais, diocesanos e de GOU

WS 5: Servindo na Evangelização das Universidades depois de formado. Como fazer?

Sinopse: Muitos luquinhas saem das universidades e ingressam no mundo do trabalho, mas sua opção pastoral, como discípulos missionários e membros ativos de uma Igreja missionária, continua sendo a evangelização do âmbito universitário, através dos grupos e atividades do MUR. Seguem como lideranças ou como servos que possuem uma boa bagagem de experiências para seguir contribuindo ativamente nesta evangelização.

Como viver esta nova realidade? Devo ainda participar de um GOU? Como iniciar um grupo de formados do MUR? Qual o objetivo e estrutura destes encontros? Quais atividades este público pode realizar na diocese? São algumas perguntas que motivam este workshop.

Público alvo: Formados que, ainda fora da universidade, querem seguir servindo ativamente no Ministério Universidades Renovadas.

WS 6: Formei e agora estou distante das universidades. Como seguir vivendo e contribuindo com o ‘Sonho’?

Sinopse: Após a formatura, os luquinhas são inseridos em uma nova realidade de vida, que tem impacto sobre suas responsabilidades, espiritualidade e serviço na Igreja. Como consequência do desejo pela vivência do sonho de um mundo novo através de um agir profissional renovado pelo Espírito, muitos luquinhas, naturalmente, se engajam em outras instâncias da RCC, fora do MUR, em comunidades de vida ou até em outros movimentos eclesiais. Destes, muitos seguem com um carinho enorme pelo Ministério, um desejo de contribuir de alguma forma com a evangelização do âmbito universitário e seguir encontrando os luquinhas de sua época para partilha e projetos em comum. De outro lado, a presença destes irmãos enriquece muito a comunidade de luquinhas que hoje estão na universidade, que se inspiram no testemunho e proximidade deste grupo.

Este workshop expõe realidades em que este encontro de gerações já tem acontecido, e pretende explorar e construir maneiras de estes luquinhas seguirem interagindo com o MUR, como uma comunidade ativa de “ex-alunos” (alumnus) de uma universidade.

Público alvo: Formados que, estando distante do dia a dia da evangelização das universidades, querem seguir com um relacionamento próximo ao Ministério Universidades Renovadas.

WS 7: Professores Universitários e Pesquisadores: geradores de uma cultura nova

Sinopse: Buscar no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) promover a construção de um espaço multidisciplinar para a análise e produção do conhecimento sobre o papel e a importância da espiritualidade na formação do ser humano como cidadão, na proteção contra riscos de vida (uso de álcool e drogas, etc.) e no enfrentamento de momentos difíceis da vida, por meio da pesquisa, ensino e extensão.

Público Alvo: Professores universitários, pesquisadores ou luquinhas interessados a seguir carreira acadêmica.

WS 8: Evangelizando a universidade em tempos de Francisco: uma reflexão a partir do Estudo 102 da CNBB 

Sinopse: Em uma época de profundas mudanças na Igreja, a evangelização na universidade ganha uma nova configuração? O que a Igreja Católica do Brasil tem dito recentemente sobre a evangelização no âmbito universitário? Estas são as questões a serem desenvolvidas neste workshop. Em primeiro lugar, serão apresentadas as características pastorais do papa Francisco e suas influências concretas na evangelização. Será uma boa oportunidade para conhecer as propostas mais recentes da teologia pastoral e como podem ser aplicadas à evangelização do âmbito universitário, assim como já foi desenvolvido no Estudo 102 da CNBB: “O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no meio universitário”. Este estudo, feito em muitas mãos e com a participação de várias expressões da Igreja, como a RCC, foi preparado com o intuito de traçar as urgências e perspectivas para a ação evangelizadora nas universidades, colocando a Igreja em estado permanente de missão: uma comunidade de comunidades composta por pessoas que estejam a serviço de uma vida plena para todos. Partindo destes conteúdos, discutiremos em conjunto sua expressão no Ministério Universidades Renovadas.

WS 9: Profissionais do Reino: Vida e Missão no Trabalho

Sinopse: O objetivo deste WS é apresentar:

- Visão do trabalho dos PdRs dentro da nova visão da RCC

- Vida: História e identidade dos PdRs a partir do MUR

- Missão: dos PdRs no Mundo do Trabalho

- Construindo Pontes em prol da Civilização do Amor: possibilidades de Ações conjuntas entre PdR e MUR

Público Alvo: Profissionais do Reiono presentes no encontro e todos os que se sentem chamados a esta missão.

WS 10: Comunhão e Libertação e o senso religioso como abertura à totalidade do real

Sinopse:Comunhão e Libertação, movimento eclesial surgido nas escolas italianas nos anos ’50, nasceu não tanto a partir de uma espiritualidade específica, mas sim de um método que busca ir ao encontro da realidade, com todos os seus aspectos (estudo, profissão, afeto, conflitos sociais, política) a partir do encontro com Cristo. Este método parte do senso religioso – o desejo de felicidade, beleza, liberdade, amor, compartilhado por todos, que encontra sua realização última em Cristo. – que abre a pessoa a toda a realidade e permite o diálogo livre, mas não relativista, com todos. Daí vem uma grande capacidade de presença nos meios culturais e acadêmicos que se tronou uma das marcas características do movimento em todo o mundo.

Público Alvo: Interessados na relação entre a experiência religiosa, a vida profissional e social e no diálogo entre fé e cultura.

WS 11: RCC, uma graça para a igreja

Sinopse: A Renovação Carismática Católica, um movimento eclesial, nascido em meio a estudantes universitários, a quase 50 anos é, segundo o Papa Francisco “uma grande força no serviço do Evangelho, na alegria do Espírito Santo”.  Várias são as expressões que buscam definir a RCC e sua atividade pastoral na Igreja pós conciliar. Com o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de aprofundarem-se no conhecimento do movimento ao qual pertencem, questões históricas, pastorais e organizacionais estarão entre a temática abordadas.

Público Alvo: Todos os que desejam conhecer melhor a RCC, sua história e suas organizações.

WS 12: “Vocação: E sua relação com a profissão”

Sinopse:Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”., é uma inclinação para exercer uma determinada profissão ou um talento (aptidão natural) para executar algo.

A vocação profissional é formada por um conjunto de aptidões naturais e interesses específicos do indivíduo que o direcionam na escolha de uma profissão. O teste vocacional é um instrumento que pode auxiliar aqueles que estão indecisos sobre qual carreira profissional seguir. Melhor é quando se tem o entendimento de que Cada pessoa realiza, no mundo, uma vocação/ um chamado específico. Chamado este feito por Deus, comportando ai também um mistério. A resposta é sempre uma decisão pessoal e intransferível de cada um, que somos convidados a fazer do seu trabalho uma vocação que seja promotora de uma sociedade justa e solidária, na qual o amor de Deus seja também revelado pelos mais diversos serviços e funções.

Público Alvo: Pessoas que desejam maior clareza quanto ao seu chamado/vocação/profissão.

Inscricao ENUR 2