Você é universitário?
O ENUR é para você!

Você é professor Universitário?
O ENUR é para você!

Você já é formado?
O ENUR é para você!

ENUR

É tempo de festa! É tempo de celebrar os 20 anos de Universidades Renovadas! É tempo de reunir todos os luquinhas do Oiapoque ao Chuí, unindo o mate e a cajuína, os diferentes sotaques e culturas, as diferentes histórias e experiências. Tudo em torno de um mesmo sonho, de um mesmo ideal: a decisão pelo seguimento a Jesus Cristo, por uma fé que vai além de nossas capelas e momentos de oração, e transforma completamente nossos sonhos, visão de mundo e vivência enquanto universitários e formados, uma fé que nos faz gritar ao mundo inteiro: Eu tenho um Sonho!! Um sonho de Amor para o Mundo! O Sonho de ver todas as universidades repletas da doutrina de Jesus.)

O ENUR, Encontro Nacional Universidades Renovadas, é sempre um momento de experiência profunda com a essência e carisma do Ministério Universidades Renovadas, através de momentos de partilhas, pregações e momentos de oração, workshops diversos, mostra científica de trabalhos relacionados e à fé e ciência e animados momentos de confraternização.

Este ano, o ENUR é mais especial ainda – será a comemoração dos 20 anos de história desse projeto de evangelização nas universidades do Brasil e do mundo todo. Por isso, o local será nada menos que a universidade onde tudo se iniciou: a UFV, em Viçosa / Minas Gerais.

E este fato nos é muito significativo: é como voltar para a casa dos pais nas férias, depois de um semestre de aulas na universidade. Voltar às origens é um encontro com nós mesmos, é um nos ‘redescobrir’, entendendo melhor quem somos a partir do lugar de onde viemos. Um momento de respirar e nos reabastecer para “o próximo semestre”: uma nova jornada com mais maturidade, dando juntos, um novo passo em nossa missão e história a construindo-a e fazendo-a crescer daqui para frente.

O ENUR 2014 acontecerá entre os dias 04 a 07 de Setembro. Buscando promover também um forte encontro com a comunidade universitária local. Por isso, o encontro será realizado em período letivo, e entre os dias 01 a 04 de Setembro teremos o Pré-ENUR, uma semana intensa de evangelização e atividades com o público universitário de Viçosa e região, para a qual você também está convocado a participar.

O tema do ENUR 2014 é “Eu vos darei um só coração e um espírito novo” [Ez 11, 19], promessa que completa a profecia de Ezequiel no versículo 17 do mesmo capítulo: “eu vos reunirei dentre as nações e vos recolherei dos países onde vos achais dispersos, para vos fazer retornar à terra de Israel”.

E este é o clima deste encontro – um ENUR para todos! Para quem está chegando agora nos GOUs ou mesmo nunca frequentaram um grupo, para os que já se formaram há um bom tempo, para os professores, funcionários de universidades ou estudantes pré-universitários, para os que trarão os filhos para o ENURZINHO, para os que estão próximos ou que estão ‘dispersos’.

O ENUR é para você – te aguardamos em Viçosa!

Abaixo, um breve resumo do que foram as edições dos nossos encontros nacionais:

Sem título-1

ENUCCs

Em 1996, acontece o I Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos (ENUCC), com o tema: Universidades Renovadas. A capital mineira, Belo Horizonte, foi sede e reuniu 230 jovens de 10 estados brasileiros. Era o sonho ganhando dimensões bem maiores. Aqueles que lá estiveram levaram para suas casas a missão de começar a construir um mundo melhor.

O I ENUCC, foi tão bom que em 1997, Belo Horizonte repetiu a dose! No II ENUCC o número de participantes dobrou para 520 universitários, de 82 faculdades diferentes, que proclamavam: Jesus Cristo, Senhor e Salvador!

Um é pouco, dois é bom… e em1998, o III ENUCC: foi demais! Em São Paulo, na cidade de Presidente Prudente, mais de mil participantes de 17 estados brasileiros, foram apresentados à temática: Espírito Santo, nossa esperança; e assim foram levados a renovarem suas esperanças na formação de um mundo novo, a partir da renovação das nossas universidades!

A cidade de São Paulo/SP foi a sede do IV ENUCC em 1999, que levou, à terra da garoa, 1200 universitários representando cerca de 180 Instituições de ensino superior, com o tema: Abba, Pai! – Conhecemos o amor do Pai e nEle cremos.

Do Brasil para o mundo! Na 5ª edição, em 2000, o MUR avança fronteiras e como resultado tivemos a participação de representantes do México e Argentina, entre os mais de mil jovens reunidos no Recanto Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo/SP, unidos na Santíssima Trindade, mistério de amor e unidade.

No primeiro ano deste século (2001), já somávamos 1.300 universitários, em Bauru-SP, reunidos num Parque de Exposições de Gado da cidade, levados a compreender: Universidades Renovadas, sonho, missão e novos desafios.

Do interior para o litoral, fomos em 2002, para Vila Velha – ES, motivados pelo tema: Importa prosseguir decididamente – (Fl 3,16).

Goiânia – GO, sediou o VIII ENUCC em 2003, onde Deus convidou-nos a sairmos da fé superficial, com o tema: Avança para águas mais profundas! (Lc 5,4).

Em 2004, o MUR escolheu a cidade de Maringá, no Paraná, como sede do IX ENUCC, que marcou a festa de comemoração dos nossos 10 anos de existência. No Encontro foi lançado o livro sobre o nosso sonho de amor para o mundo, da jornalista e missionária do MUR, Ivna Sá dos Santos, e até quem não esteve presente pôde se emocionar com nossa história, transmitida ao vivo pela TV Canção Nova, e pela nossa transmissão on-line.

Em 2005, fomos curtir o encontro no nordeste, e as praias de Maceió fizeram parte da programação! Mais de mil luquinhas de norte ao sul do país, participaram do X ENUCC!

Já em 2006, o destino foi Valinhos, interior de São Paulo. Dessa vez, o tema: Universidades Renovadas: identidade e missão, provocou nos luquinhas a vontade de incendiar o mundo todo, com ousadia.

Em 2007, o Brasil sedia, pela terceira vez, o Encontro Carismático Católico Latino Americano (ECCLA), e comemora 40 anos da RCC, em Cachoeira Paulista-SP, na sede da Canção Nova. Quando toda a família RCC, nacional e internacional, estava reunida, os luquinhas de toda parte do País, participavam do 12º ENUCC, com o tema: Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força, e sereis minhas testemunhas (At 1,8).

ENPs

Nada melhor do que reunir os formados do antigo Projeto Universidades Renovadas (hoje Ministério Universidades Renovadas – MUR), na capital mineira, né!! E a festa foi bonita, em 2002, com o tema Profissionais do Reino, reavivando a chama.

Os profissionais do MUR estiveram reunidos em setembro de 2004 em Campinas, no interior de São Paulo. Lá as partilhas e discussões foram sobre o tema Profissional do Reino, compromisso com a civilização do Amor.

A bela Maringá, no Paraná, em outubro de 2006, foi palco da terceira edição do Encontro Nacional de Profissionais, cujo tema foi Profissional do Reino: Fazei tudo o que ele vos disser. Jo 2, 5. Por lá, o eixo transversal dos debates foi A dignidade da pessoa humana e a vivência cristã num mundo plural.

O ENUR 2008 aconteceu no mês de setembro e pela primeira vez no Norte do País, em Palmas-TO, no coração do Brasil englobando três encontros: o XIII ENUCC (Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos), o IV ENP (Encontro Nacional de Profissionais) e a II MC (Mostra Científica).

Em 2010 o ENUR foi em Brasília-DF, capital do Brasil, com o tema: Universitários e Profissionais: Proclamem a Palavra e Anunciem a Boa Notícia! E reuniu o V ENP (Encontro Nacional de Profissionais), a III MC (Mostra Científica) e o XIV ENUCC (Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos)

arte enurzinho

“Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas” (Lc 18, 16).

Obedecendo a esta ordem de Jesus, o ENUR contará com um espaço muito especial, dedicado exclusivamente para as crianças: o ENURZINHO.

Celebrado ao longo dos quatro dias do evento, o ENURZINHO se destina às crianças de 05 a 12 anos, que lá poderão se encontrar com Jesus de uma maneira nova e dinâmica, através de brincadeiras, jogos, músicas, pregações e, é claro, muita oração!

Não poderíamos celebrar nossos 20 anos de história sem as nossas crianças, não é mesmo? Por isso, venha e traga seus filhos, para desde já, terem seus corações abrasados pelo Sonho de um mundo novo!

Esperamos por vocês!